"PEDRO, APÓSTOLO DE JESUS CRISTO, AOS ESTRANGEIROS DA DISPERSÃO NO PONTO, GALÁCIA, CAPADÓCIA, ÁSIA E BITÍNIA, ELEITOS SEGUNDO A PRESCIÊNCIA DE DEUS, NA SANTIFICAÇÃO DO ESPÍRITO, PARA A OBEDIÊNCIA E PARA A ASPERSÃO DO SANGUE DE JESUS CRISTO:GRAÇA E PAZ VOS SEJAM MULTIPLICADAS." ( I Pd. 1:1-2).
Esta carta começa chamar a minha atenção na palavra:"OBEDIÊNCIA" - Palavra de vitória: OBEDECER, OBEDIÊNCIA.... ( O ALFABETO DE DEUS NÃO É: A,B,C, mas é: O, B,D,C...).
Pedro, já entrando em anos, estava residindo em Roma. Em sua meditação diária, as palavras pessoais que Jesus deixara a ele como recomendação, ainda estavam vivamente gravadas em seu coração: " SIMÃO, SIMÃO, EIS QUE SATANÁS VOU RECLAMOU PARA VOS PENEIRAR COMO TRIGO. EU PORÉM, ROGUEI POR TI, PARA QUE TUA FÉ NÃO DESFALEÇA; TU POIS, QUANDO TE CONVERTERES FORTALECE TEUS IRMÃOS..(Lc.22:31-32).". SIMÃO, FILHO DE JOÃO, AMAS-ME MAIS QUE ESTES OUTROS? Diante da afirmativa de Pedro, Jesus recomendou: " APASCENTA OS MEUS CORDEIROS" ( Jo.21:15-17)".
Essa pergunta, repetidas por tres vezes , foi a forma pedagógica usada por Jesus, a fim de que Pedro fosse curado do pecado passado, que ainda atormentava sua alma ( a negação) e também nunca esquecesse essas últimas recomendações feitas, antes de Ele ascender aos Céus. A carta de Pedro tem ensinos marcantes, trata das doutrinas profundas da fé cristã, da ética comportamental, relacional, familiar, social e pastoral. É uma exortação de forma singular, numa linguagem fácil para o aprendizado. Suas palavras são carregadas de amor, conforto,de ânimo e de esperança aos que são perseguidos por causa do evangelho e da fé cristã.
" PORTANTO, UMA VEZ QUE CRISTO SOFREU CORPORALMENTE, ARMEM-SE TAMBÉM DO MESMO PENSAMENTO, POIS AQUELE QUE SOFREU EM SEU CORPO ROMPEU COM O PECADO, PARA QUE, NO TEMPO QUE LHE RESTA, NÃO VIVA MAIS PARA SATISFAZER OS MAUS DESEJOS HUMANOS, MAS SIM PARA FAZER A VONTADE DE DEUS..." ( I Pd. 4: 1-5). Pedro, outrora pedra bruta, depois de anos de ministério pastoral moldado para ser uma pedra preciosa usada por Deus para sua Glória. Assim, deus quer fazer comigo e com você.
HÁ UM PROPÓSITO ESPECIAL DE DEUS PARA O SEU POVO
A preposição "PARA", é visto diversas vezes na carta de Pedro, sempre significando que há um propósito, uma intensão, um objetivo, um destino para todo projeto de salvação que o amado Deus proveu para a humanidade pecadora.
1º - Somos eleitos e santificados"PARA" a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo
( IPd. 1:2,22);
2º Fomos regenerados " PARA" uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo
( I Pd.1:3);
3º - Somos salvos "PARA" uma herança incorruptível ( IPd.1:4);
4º - Somos guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, " PARA" a salvação preparada " PARA" se revelar no último dia ( I Pd. 1:5);
5º - O propósito de nossa fé, permanente, firme, obstinada, confirmada pela perseverança, servirá " PARA" o louvor e a honra de Jesus Cristo na sua revelação, sua volta gloriosa
( I Pd. 1:7).
SOFRIMENTO POR CAUSA DE CRISTO
Por que sofremos? quais as causas dos muitos sofrimentos pelos quais passamos? Será que todo sofrimento está relacionado ao pecado? Ou será que quando sofro, estou pagando alguma má decisão que fiz? Há algum proveito nas provas que passo? Ou há prazer da parte de Deus em me ver sofrendo? Os consultórios estão cheios de pessoas indagando essas questãos aos mais diversos psicológos, que, se buscasse a resposta em todas as abordagens dos mais diversos mestres da psicologia, diria sempre: "Isso nem Freud explica". O apóstolo Pedro no entanto, disseca de forma profunda a qustão do sofrimento, afirmando que nem sempre está relacionado aos pecados pessoais, mas é permitido por Deus para nos provar, podar nossa vida, e nos depurar para propósitos superiores. " NELA EXULTAIS, AINDA QUE AGORA POR UM POUCO DE TEMPO, SENDO NECESSÁRIO, HAVEIS SIDO ENTRISTECIDOS POR VÁRIAS PROVAÇÕES, PARA QUE A PROVA DA VOSSA FÉ, MAIS PRECIOSA QUE O OURO QUE PERECE, MESMO QUANDO PROVADO PELO FOGO, SEJA ACHADA PARA LOUVOR, GLÓRIA E HONRA NA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO (IPd. 1:6-7). " NENHUM DE VÓS, PORÉM, PADEÇA COMO HOMICIDA, OU LADRÃO, OU MALFEITOR, OU COMO QUEM SE ENTREMETE EM NEGÓCIOS ALHEIOS; MAS SE PADECE COMO CRISTÃO, NÃO SE ENVERGONHE, ANTES GLORIFIQUE A DEUS NESTE NOME ( IPd. 4:15-16).
Os sofrimentos que passamos nos identificam com o Mestre, que nos deixou um grande exemplo para seguirmos nos dias da provação. Não somos melhores que Jesus. " SE VOCÊS SUPORTAREM SOFRIMENTOS INJUSTOS, SABENDO QUE ESTA É A VONTADE DE DEUS, ELE ABENÇOARÁ VOCÊS POR CAUSA DISSO. POIS, SE VOCÊS FAZEM O MAL E SÃO CASTIGADOS, QUAL É O RECONHECIMENTO DE SUPORTAREM COM PACIÊNCIA O CASTIGO? MAS, SE VOCÊS SOFREM POR TEREM FEITO O BEM E SUPORTAM ESSE SOFRIMENTO COM PACIÊNCIA, DEUS OS ABENÇOARÁ POR CAUSA DISSO, POIS FOI PARA ISSO QUE ELE VOS CHAMOU. O PRÓPRIO CRISTO SOFREU POR VOCÊS E DEIXOU O EXEMPLO, PARA QUE SIGAM OS SEUS PASSOS. ELE NÃO COMETEU NENHUM PECADO, E NUNCA DISSE UMA SÓ MENTIRA. QUANDO FOI INSULTADO, NÃO RESPONDEU COM INSULTO. QUANDO SOFREU, NÃO AMEAÇOU, MAS PÔS A SUA ESPERANÇA EM DEUS, O JUSTO JUIZ".
Os vários sofrimentos na vida, não podem desvanecer nossa fé e esperança, pois há propósito de Deus em tudo (I Pd. 1:19). Nisso eu creio e por isso vós escrevo. Porque estou vivendo e suportando em amor, pois sei que o meu Deus é FIEL!


Nenhum comentário:
Postar um comentário