MINISTÉRIO
No tempo dos profetas, no Antigo Testamento, por vezes, Deus lançava mão de ilustrações históricas vivas para ensinar o Seu povo. Quando o Senhor quis mostrar ao povo de Israel que requeria obediência à Sua Palavra chamou Jeremias para uma tarefa inusitada. Nos dias atuais, muitos falam de Jeremias como “ o profeta chorão”. Porém, Deus me permite, por Sua Graça, ver os exemplos de vida do referido profeta como uma pessoa de muita coragem. É de coragem que eu e você precisamos, diariamente, para vencermos todas as provações, para sermos íntegros, amáveis, humildes, pacientes e verdadeiros. É a coragem que me impele a fazer um paralelo da vida de alguns homens da Bíblia com a minha.
Claro que as pessoas podem se opor a minha filosofia, mas isso não me paralisa e é com muita coragem e ousadia que venho expor minha vida através deste veículo de comunicação, associado a um texto ou a um personagem bíblico. Porém, sempre com o objetivo de edificar a vida do leitor.
José foi lançado em uma cova pelos irmãos, vendido como escravo foi levando para o Egito, onde ficou longe da família, sofreu injustiça, foi preso, permanecendo esquecido por todos, menos por Deus. A Bíblia diz: “E Deus era com Ele”. Entre o sonho de José e as realizações houve um longo caminho a ser percorrido: lutas, sofrimentos, injustiças, solidão, espera. Mas, diz a Bíblia: “Deus era com ele! “
Davi, com a unção que derrubou Golias, lutou e venceu diversas batalhas, foi ungido rei de Israel. Deus precisou estruturá-lo para ele não ser o “rei Saul II”. Durante dez anos, foi implacavelmente perseguido por Saul, passou fome, frio, experimentou exílio. Deus trabalhou na vida de Davi, usando Saul. Esta foi uma das formas que Deus utilizou para o quebrantamento de Davi. Através das mais diversas circunstâncias, foi preciso que Davi fosse levado para dentro de uma caverna, chegando ao fim do túnel.
Tudo foi necessário para que ele pudesse ressurgir, como um grande líder. Davi foi para caverna de Adulão, para aprender o que é a miséria humana, afim de ser o rei mais compassivo da história de Israel. Ali, na caverna, ele liderou 400 homens desanimados, de espírito abatido, treinando-os como soldados. Porque Deus o colocaria para liderar um exército de um milhão, quinhentos e setenta mil homens (I Cr 10-22).
Jesus também não ficou livre da escola do sofrimento. Jesus experimentou o limite máximo da adversidade e do sofrimento, “Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” ( Fp. 2-9-11).
Não poderia deixar de fazer alusão a vida e ao ministério de Pedro, que hora amava a Jesus a ponto de morrer por ele. Mas na hora de demonstrar o seu amor, nega-O por três vezes. Ainda assim, Jesus não desiste dele e melhor ainda, Pedro não desistiu de si mesmo. De pescador de peixes chegou a pescador de homens, teve uma trajetória de altos e baixos.
Diante de todos esses exemplos, seria presunção da minha parte achar que comigo seria diferente. Minha história está cheia de vírgulas e todas as pontuações com exceção de um, porque apenas Deus poderá colocar o ponto final.
Durante esses dez anos tem surgido obstáculos, tribulações e problemas tentando me desanimar e impedir o cumprimento das promessas de Deus para minha vida. Mas, pela Graça, tenho mantido acesa a chama da esperança em Deus de intervir nessas fraquezas, nas adversidades e nunca mudado o rumo da minha história com Ele.
Os princípios, os conselhos e as lições bíblicas teem estruturado a minha fé, ampliado meus horizontes, cooperando para o meu crescimento em todos os aspectos e me levando a alcançar tudo aquilo que o Senhor tem me prometido através de Sua Palavra.
Quando estive no vale da sombra da morte Jesus, o meu pastor, me fez andar por pastos verdejantes. Algumas pessoas consideraram o fim do meu ministério, julgando que eu não tivesse chamado. Mas, a Palavra de Deus que nunca volta vazia, me renovou. Pude ver o quanto valeu a pena o tempo investido em vigílias, noites em adoração, levantar nas madrugadas para orar e meditar na Palavra do Senhor e os dias vividos no monte elevaram a minha fé. Foi assim que consegui não ser influenciada por palavras contrárias a tudo que cri pela revelação de Deus para minha vida como ministério.
Davi foi chamado a ser rei, Deus estava com ele, mas isso não o impediu de cometer adultério e homicídio. Mesmo com erros e fracassos Davi, até os dias de hoje, é conhecido como rei de Israel. Isso porque em seu coração, sempre ouve arrependimento. Por ter imediatamente me arrependido dos meus erros, Deus, ao contrário dos homens, não somente me perdoou, mas uma nova oportunidade, Ele me deu, assim, como foi com Pedro.
Amo ler a Bíblia, ela tem sido o fundamento primordial para eu continuar caminhando, prosseguindo em conhecer o Senhor. As muitas leituras não me eximiram de cometer erros. Mas, nos erros, experimentei a divina Graça, a qual posso afirmar hoje, que ler a Bíblia, ter uma vida de oração e jejum é de vital importância para vida cristã. Porém, o que nos leva a ter vitórias em nossas conquistas é a Graça de Deus. Foi pela Graça que eu também não desisti de mim mesma e prossigo servindo ao Senhor de toda a minha alma, de todo o meu espírito, de todo o meu entendimento e posso dizer todos os dias: “Deus, eu quero conquistar o seu coração com as minhas atitudes”!
O próprio Deus tem sido o meu maior incentivador, diariamente Ele gera esperança em mim e acalenta os sonhos que Ele suscitou em meu coração. Sei que tem sido um tempo em que Deus tem forjado o Seu caráter em mim, estruturando o meu emocional, me amadurecendo para tudo que Ele tem reservado para mim e, por isso posso dizer como Paulo; “Que me glorio nas tribulações, pois sei que a tribulação produz paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança..”(Rm 5:3-5).
A seguir quero compartilhar, como tenho amado a Deus e como o Senhor tem me dado vitórias:
"E POR SE MULTIPLICAR A INIQUIDADE, O AMOR DE MUITOS SE ESFRIARÁ"
( Mt 24:12)
Fazendo uma síntese da minha história até os dias atuais, minha interpretação pessoal a respeito desta profecia, segue por três aspectos: 1º - Assegurar nossos corações de maneira que, quando os acontecimentos sucederem, não sejamos sobressaltados; 2º - Confirmar nossa fé, convicção ao chamado específico; 3º - Preparar-nos para os acontecimentos. Eu sou testemunha disso, pelas consequências de fatos a minha volta, espero poder elucidar esses acontecimentos sem fomentar uma auto-piedade, ei-los:
Em 2002 - Deus liberou uma Palavra em (Gênesis 6:18) compartilhando um sonho, proporcionando-me a oportunidade de viver em tempo integral para obra d'Ele trabalhando num projeto social de desenvolvimento comunitário, um ministério específico com moradores de rua. Essa promessa se estende aos meus filhos, pois me disse que assim como Noé; Eu, meu filho, a mulher do meu filho; a minha filha e o marido da minha filha, estavamos sendo separados para vivermos dentro desta Arca – A Arca “Projeto Missões em Cristo”.
Em 2003 - Tive a oportunidade de conhecer o sistema penal, numa realidade que retrata um mundo diferente do que se vê pela mídia. Pelas circunstâncias tive meus conceitos mudados e iniciei um trabalho de evangelismo por correspondências e entrega de bolsas com produtos de higiene pessoal aos presos e alimentos aos seus respectivos familiares.
Em 2006 - Fui para Jocum fazer ETED e fiquei como obreira. Nesse tempo conheci melhor a realidade dos moradores das comunidades do Borel, Tuiuti, Parada de Lucas e Complexo do Alemão. Nesta ocasião coloquei à venda minha casa, porque recebi de Deus uma Palavra no livro de I Reis 19:19-21. Para muitos, foi um ato inconsequente, irresponsável; para poucos: Um ato de fé e obediência. Ao vender a casa, eu assumi um forte compromisso de seguir Jesus, usando o dinheiro para sustentar meu ministério com as despesas pessoais na base da JOCUM. Foi muito difícil quando o dinheiro acabou, sem mantenedor, permanecer em missões em tempo integral. Foi exaustivo ir contra os conselhos de todas as pessoas amigas, para eu voltar a minha vida secular. Pela Graça de Cristo Jesus tenho permanecido firme na fé que “Deus é poderoso para fazer abuntantemente mais do que penso. Ele tem me sustentando conforme, disse que me escolheu, chamou, enviou e me sustentaria.
Em 2008 - Conforme Deus me orientou em 2002, quanto à forma de encontrar o local para implantação do projeto, a abordagem aos proprietários, aconteceu. No momento em que Deus compartilhou esse sonho comigo, ELE sabia que eu não tinha nenhum recurso financeiro, nenhuma instrução acadêmica ou maturidade espiritual; nenhum preparo que fizesse assegurar a realização do Projeto Missões em Cristo.
Aceitei o desafio, crendo que ELE mesmo concretizaria pelo único recurso que Deus mesmo implantou em meu coração: A FÉ; fé para acreditar que em meio às crises, DEUS sempre mandará os recursos pela Sua Palavra, para nos erguer, nos tornando fortalecidos. Quero afirmar que esse não foi meu projeto de vida. Eu sonhei em ter um apartamento, casa de praia, galgar uma profissão rendosa. No entanto, não como escolha, mas uma decisão de obedecer e aceitar o desafio de fazer “missões”, vivendo o sobrenatural de DEUS em todas as questões de minha vida, inclusive na área financeira. E para honra e glória do nome de JESUS, dia 09/08/08. DEUS honrou a minha fé em ter renunciado meu único bem imóvel levando-me para o local onde resido, Estrada dos Bandeirantes nº 9.916 -RJ.
Em 2011 - Conclusão do primeiro ciclo da Plataforma dos Centros Urbanos, iniciado em julho de 2009; do Curso de Técnico de Enfermagem; do Curso de Conselheiro em Dependência Química; da elaboração deste blog com as nuances de reconhecimento da fidelidade e do amor de Deus para comigo.
Por um ato profético coloco em pleno funcionamento a CASA DE ABRAÃO. Esta instituição vem somar esforço junto aos órgãos públicos ou não, trazendo subsídios sociais no combate ao álcool ou uso de quaisquer substâncias psicoativas.
Que o amor de DEUS e as consolações do Espírito Santo, ministre em cada coração. Minha oração é que por mais cético que você possa ser, que você venha desejar conhecer melhor esse projeto missionário - Projeto Missões em Cristo.
