Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Brasileira, natural de Nilo Peçanha na Bahia. Missionária,membro da Igreja Batista, atua seu ministério na Casa de Abraão/ RJ. Estudante de Psicologia;conselheira em dependência química,com formação em prevenção tratamento e recaídas; técnica em enfermagem e publicidade. Educadora e colaboradora da Alimentação Viva, formada pelo Projeto Terrapia/ENSP/FioCruz. Oferece workshops, orientação, apoio e acompanhamento a pessoas que visem práticas saudaveis antienvelhecimento pela alimentação. Disponibilidade para consultoria e palestras de auto-estima e cuidados ambientais como promoção da saúde, segundo os princípios biblícos. Priorizando como método de pesquisa e da prevenção a introdução do Suco Vivo, para desitoxicação de pessoas usuárias de álcool e outras drogas, especialmente a população em situação de rua.

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

31/10/2025 - Discernimento Espiritual - "Não Desça do Muro"

Neemias 6: Discernimento Espiritual e Vigilância em Tempos de Fragilidade.

“Estou fazendo uma grande obra e não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?”

 Hoje, ao ler Neemias 6, fui profundamente tocada pela importância do discernimento espiritual. Após a leitura, o Espírito Santo me fez recordar um sonho e uma reflexão que tive na semana passada, quando percebi que o inimigo poderia estar armando uma armadilha para mim. Senti o alerta de que deveria estar atenta, pois neste momento sensível — em que tenho enfrentado tantas dificuldades financeiras e buscado ajuda — eu poderia facilmente ser enganada por algo que parecesse uma resposta de Deus, mas não fosse.

Pensei na possibilidade de surgir alguém, talvez uma mulher com aparência de amiga, até tida como um “anjo enviado por Deus”, oferecendo ajuda para me tirar desse buraco de dívidas, juros e preocupações que vêm me afligindo dia após dia. No entanto, o Espírito me fez perceber: o diabo ataca exatamente onde vê fragilidade. Ele se aproveita das brechas emocionais, financeiras e espirituais para tentar afastar-nos da vontade de Deus.  S.O.S JESUS CRISTO!

Mesmo sem nenhum interesse por mulheres, percebi que tenho sido cercada por esse tema nos últimos tempos: pacientes, vídeos nas redes sociais e até pessoas conhecidas que distorcem a Palavra para justificar práticas contrárias ao que Deus ensina. Vi, por exemplo, figuras públicas, como Lana Holder, usando a Bíblia e o nome de Deus para afirmar que Ele aprova relacionamentos que a própria Escritura chama de pecado. E foi nesse ponto que entendi: isso é discernimento espiritual — reconhecer o engano, mesmo quando ele vem travestido de verdade.

Ao reler Neemias 6, vi como o inimigo também tentou enganar Neemias, usando de mentiras e falsas alianças para desviá-lo da missão. Mas Neemias foi sábio. Ele não se deixou levar por convites “amigáveis” nem por palavras religiosas. Ele discerniu que tudo era uma estratégia de distração e permaneceu firme no propósito de reconstruir os muros de Jerusalém.

Versículos-Chave para o Discernimento

  • Neemias 6:2-4 — Neemias recusa os insistentes convites de Sambalate e Gesém, discernindo que havia malícia por trás do aparente diálogo.

  • Neemias 6:3 — Sua resposta firme revela foco e sabedoria:

    “Estou fazendo uma grande obra e não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?”

  • Neemias 6:8-9 — Ele desmascara a mentira, afirmando:

    “De tudo o que dizes, coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas.”
    E ora pedindo força:
    “Agora, pois, ó Deus, esforça as minhas mãos.”

  • Neemias 6:10-13 — Quando Semaías tenta convencê-lo a pecar e se esconder no templo, Neemias discerne que ele havia sido pago para enganá-lo.

  • Neemias 6:16 — O resultado da fidelidade e discernimento é claro:

    “Reconheceram que por intervenção de nosso Deus é que fizemos esta obra.”

    Esses versículos revelam que vigilância, oração e comunhão com Deus são essenciais para não cair nas armadilhas do inimigo. Assim como Neemias, devemos aprender a ouvir o Espírito Santo e a identificar quando algo, embora pareça bom, não vem de Deus.

    Hoje, compreendo que Deus me chama a permanecer atenta e firme — sem descer do muro da fé. Ele me ensina que Sua ajuda nunca vem por meio do engano, mas pela verdade, pureza e direção do Espírito.

  • Oração

    Senhor,
    sou grata pela Tua presença viva em mim e pelo cuidado constante com que me alertas e proteges.
    Dá-me discernimento para reconhecer as ciladas do inimigo, e fortalece minhas mãos para não parar a obra que o Senhor começou na minha vida.
    Peço que o Teu Espírito Santo abra também os olhos daqueles que têm sido enganados, especialmente os que distorcem a Tua Palavra. Que se convertam e preguem a verdade, por amor a Cristo.

    Em nome de Jesus, amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário