Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Brasileira, natural de Nilo Peçanha na Bahia. Missionária,membro da Igreja Batista, atua seu ministério na Casa de Abraão/ RJ. Estudante de Psicologia;conselheira em dependência química,com formação em prevenção tratamento e recaídas; técnica em enfermagem e publicidade. Educadora e colaboradora da Alimentação Viva, formada pelo Projeto Terrapia/ENSP/FioCruz. Oferece workshops, orientação, apoio e acompanhamento a pessoas que visem práticas saudaveis antienvelhecimento pela alimentação. Disponibilidade para consultoria e palestras de auto-estima e cuidados ambientais como promoção da saúde, segundo os princípios biblícos. Priorizando como método de pesquisa e da prevenção a introdução do Suco Vivo, para desitoxicação de pessoas usuárias de álcool e outras drogas, especialmente a população em situação de rua.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

PSICOLOGIA. Eu serei uma psicológa!

                                                     QUAL A PROFISSÃO ACADÊMICA DE DEUS?
                Bem, acabou o ano letivo e se eu fosse aplicar um questionário sobre qual será a profissão de Deus, os dados estatísticos apontariam uma variabilidade nas respostas, pois cada profissional diria: "É a minha profissão". O engenheiro e o arquiteto diriam que é a deles, pois Deus é o alicerce e fundador de todas as coisas, Jesus é o arquiteto e com a sua marcenaria embeleza todos os lares em que está presente; O advogado não hesitaria em dizer que é o direito, pois Deus é balança justa; O administrador gritaria aos quatro cantos: "é a minha", pois Deus é o administrador do tempo e do coração do homem e somente por uma boa administração que toda e qualquer profissão pode ser bem sucedida; O pedagogo orgulhosamente diria que Jesus, mestre no ensino, não teria nenhuma outra profissão; O agricultor categoricamente afirmaria que, a sua profissão é quem mais representa Deus, pois ele cuida da terra, lança sementes no solo e colhe muitos frutos, não se intimidaria em afirmar que Deus é agricultor, isso é implícito no texto em (João.15); O nutricionista questionaria as afirmações a cima, pois Deus se preocupa com a nossa comida, os nutrientes que comemos e a maneira como preparamos; O médico enfaticamente alegaria que ele, pela medicina, cuida da saúde, e por fim, cada profissional seja de qualquer especialização encontraria fortes argumentos contemplativos da profissão acadêmica de Deus.    
Humildemente acredito que Deus tem todas as profissões, Ele é criador de todas as coisas, tudo lhe pertence, mas, existe uma profissão específica que de fato  tem muito a ver com a pessoa de Deus... Deus não é deus de coisas, mas, de pessoas. Deus é quem penetra até a divisão da alma e medula, que conhece o ser humano como de fato ele é que, investiga cada área sem fragmentos; que quando depara com o sofrimento e a angustia do ser humano, não utiliza a Gestalt mas, ultrapassa as barreiras da ciência; pois o sofrimento é um violento golpe no sistema nervoso, no corpo e na psique. E geralmente as pessoas tentam escapar dele através de drogas, bebida, movimentos religiosos ou, então, acabam céticos passando a aceitar as coisas como inevitáveis. Na psicologia, podemos investigar, a fundo e com seriedade, se é possível ficar com o problema sem fugir dele. JESUS, pela psicologia, nos orienta a permanecer com essa coisa chamada sofrimento, sem procurar de modo algum, fugir da dor, da angustia, da solidão, da aflição, do abalo, como meros observadores do sofrimento, sem um movimento sequer de julgamento ou cobrança, simplesmente a própria ação de ficar com o fato nos liberta completamente daquilo que produziu a dor. Os filósofos, os behavioristas, Freud pela psicanalise nos orienta a isso. Isso é psicologia, seja cognitiva ou não ou qual for a abordagem;  o profissional busca compreender o comportamento, a linguagem e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbios, utilizando métodos processos comparativos e analíticos, com objetivo final de obter a saúde mental do indivíduo, para que este possa ter uma boa qualidade de vida. A chave da psicologia está em entender as sensações e as emoções, identificar as condições que originaram seus conflitos, a partir de objeto, métodos e objetivos variados, de observação, testes e escuta, colhendo informações específicas, que ajudem no reconhecimento, entendimento e na transformação do ser humano. O objeto de Jesus é o ser humano, seus métodos são as parábolas, a crucificação, morte e ressurreição e seu objetivo é a Salvação do homem, para Santificação e completa comunhão com Deus. JESUS é o Único que aceita as pessoas sem preconceitos, que não aplica seus conceitos e valores, antes de abraçar, dar cuidado e tratar, seja de qualquer tipo de dor ou vergonha. A psicologia atua, muitas vezes, integrada a outras áreas como, por exemplo, medicina, pedagogia e com várias especializações na área do trabalho, clínica, direito, na família, em grupo ou individualmente; mas sempre com o ser humano. Pela psicologia do próprio Jesus posso aplicar de forma etnocêntrica uma das maiores abordagens do evangelismo: o acolhimento, o amor e o respeito pelo outro... E atuar em todos os lugares... Onde houver pessoas precisando de ajuda!        
SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS (Hb.11:6) - Hoje estou como futura depositária da FÈ de muitas pessoas que virão até a mim com a esperança de serem “curados”, ou de aprenderem a conviver consigo mesmo e com suas mazelas. Meu desafio enquanto psicóloga é o de interpretar este ser humano como eu. Descrevê-lo, compreendê-lo, prevendo e controlando seu comportamento operante ou clássico com seus processos mentais. Mas o que a FÈ tem a ver com isso? Muito embora as ciências biológicas, sociais e humanas, procurem reduzir e fracionar o ser humano, este ser nunca poderá ser plenamente compreendido, sem que se leve em conta a sua totalidade BIO?PSICO?SOCIAL? e para contragosto de alguns, ESPIRITUAL.. “Como missionária que sou pela”  Pela Graça de Deus em Cristo Jesus, quero não me reter ao símbolo da psicologia que, na forma “tridente”, como que ameaçando penetrar aos recônditos do nosso ser, representa a profissão; Quero inovar utilizando-me de um “Neologismo” com a frase ”PSICOEVANGELIZAÇÃO”, como forma de me lembrar a cada semestre, a cada dia da minha essência humana.
                Durantes os próximos anos acadêmicos que me faltam, espero não ser conduzida a um “afastamento da fé”, no afã de compreender e validar as diversas teorias psicológicas e seus teóricos. Desejo que o amor pelos perdidos, em especial aos usuários de álcool e outras drogas, sejam o objeto que sustente a minha fé e a minha tese, e isso somente será possível se eu estiver alicerçada nas verdades contidas somente nas Escrituras da Bíblia Sagrada, na pessoa de Jesus que tem a base de todo fundamento da psicologia. O mundo está sedento de pessoas que saiam da caverna, tenham um deslumbramento do ser chegando ao mundo inteligível de Platão, seja pela metafísica de Aristóteles ou pelo condicionamento operante de Skinner, aplicar pela abordagem da psicanalise, quem sabe? Uma abordagem pessoal cedida pelo Espírito Santo.
Pode-se escolher uma profissão acadêmica para Deus?  Diante do paralelo  entre a psicologia aplicada e a psicologia de Jesus... Eu acho que Deus é psicólogo!   rsrssr.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O,B,D,C - O ALFABETO DE DEUS

"PEDRO, APÓSTOLO DE JESUS CRISTO, AOS ESTRANGEIROS DA DISPERSÃO NO PONTO, GALÁCIA, CAPADÓCIA, ÁSIA E BITÍNIA, ELEITOS SEGUNDO A PRESCIÊNCIA DE DEUS, NA SANTIFICAÇÃO DO ESPÍRITO, PARA A OBEDIÊNCIA E PARA A ASPERSÃO DO SANGUE DE JESUS CRISTO:GRAÇA E PAZ VOS SEJAM MULTIPLICADAS." ( I Pd. 1:1-2).

Esta carta começa chamar a minha atenção na palavra:"OBEDIÊNCIA" - Palavra de vitória: OBEDECER, OBEDIÊNCIA.... ( O ALFABETO DE DEUS NÃO É: A,B,C, mas é: O, B,D,C...).

Pedro, já entrando em anos, estava residindo em Roma. Em sua meditação diária, as palavras pessoais que Jesus deixara a ele como recomendação, ainda estavam vivamente gravadas em seu coração: " SIMÃO, SIMÃO, EIS QUE SATANÁS VOU RECLAMOU PARA VOS PENEIRAR COMO TRIGO. EU PORÉM, ROGUEI POR TI, PARA QUE TUA FÉ NÃO DESFALEÇA; TU POIS, QUANDO TE CONVERTERES FORTALECE TEUS IRMÃOS..(Lc.22:31-32).". SIMÃO, FILHO DE JOÃO, AMAS-ME MAIS QUE ESTES OUTROS? Diante da afirmativa de Pedro, Jesus recomendou: " APASCENTA OS MEUS CORDEIROS" ( Jo.21:15-17)".

Essa pergunta, repetidas por tres vezes , foi a forma pedagógica usada por Jesus, a fim de que Pedro fosse curado do pecado passado, que ainda atormentava sua alma ( a negação) e também nunca esquecesse essas últimas recomendações feitas, antes de Ele ascender aos Céus. A carta de Pedro tem ensinos marcantes, trata das doutrinas profundas da fé cristã, da ética comportamental, relacional, familiar, social e pastoral. É uma exortação de forma singular, numa linguagem fácil para o aprendizado. Suas palavras são carregadas de amor, conforto,de ânimo e de esperança aos que são perseguidos por causa do evangelho e da fé cristã.

" PORTANTO, UMA VEZ QUE CRISTO SOFREU CORPORALMENTE, ARMEM-SE TAMBÉM DO MESMO PENSAMENTO, POIS AQUELE QUE SOFREU EM SEU CORPO ROMPEU COM O PECADO, PARA QUE, NO TEMPO QUE LHE RESTA, NÃO VIVA MAIS PARA SATISFAZER OS MAUS DESEJOS HUMANOS, MAS SIM PARA FAZER A VONTADE DE DEUS..." ( I Pd. 4: 1-5). Pedro, outrora pedra bruta, depois de anos de ministério pastoral moldado para ser uma pedra preciosa usada por Deus para sua Glória. Assim, deus quer fazer comigo e com você.

HÁ UM PROPÓSITO ESPECIAL DE DEUS PARA O SEU POVO

A preposição "PARA", é visto diversas vezes na carta de Pedro, sempre significando que há um propósito, uma intensão, um objetivo, um destino para todo projeto de salvação que o amado Deus proveu para a humanidade pecadora.

1º - Somos eleitos e santificados"PARA" a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo

( IPd. 1:2,22);

2º Fomos regenerados " PARA" uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo

( I Pd.1:3);

3º - Somos salvos "PARA" uma herança incorruptível ( IPd.1:4);

4º - Somos guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, " PARA" a salvação preparada " PARA" se revelar no último dia ( I Pd. 1:5);

5º - O propósito de nossa fé, permanente, firme, obstinada, confirmada pela perseverança, servirá " PARA" o louvor e a honra de Jesus Cristo na sua revelação, sua volta gloriosa

( I Pd. 1:7).

SOFRIMENTO POR CAUSA DE CRISTO

Por que sofremos? quais as causas dos muitos sofrimentos pelos quais passamos? Será que todo sofrimento está relacionado ao pecado? Ou será que quando sofro, estou pagando alguma má decisão que fiz? Há algum proveito nas provas que passo? Ou há prazer da parte de Deus em me ver sofrendo? Os consultórios estão cheios de pessoas indagando essas questãos aos mais diversos psicológos, que, se buscasse a resposta em todas as abordagens dos mais diversos mestres da psicologia, diria sempre: "Isso nem Freud explica". O apóstolo Pedro no entanto, disseca de forma profunda a qustão do sofrimento, afirmando que nem sempre está relacionado aos pecados pessoais, mas é permitido por Deus para nos provar, podar nossa vida, e nos depurar para propósitos superiores. " NELA EXULTAIS, AINDA QUE AGORA POR UM POUCO DE TEMPO, SENDO NECESSÁRIO, HAVEIS SIDO ENTRISTECIDOS POR VÁRIAS PROVAÇÕES, PARA QUE A PROVA DA VOSSA FÉ, MAIS PRECIOSA QUE O OURO QUE PERECE, MESMO QUANDO PROVADO PELO FOGO, SEJA ACHADA PARA LOUVOR, GLÓRIA E HONRA NA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO (IPd. 1:6-7). " NENHUM DE VÓS, PORÉM, PADEÇA COMO HOMICIDA, OU LADRÃO, OU MALFEITOR, OU COMO QUEM SE ENTREMETE EM NEGÓCIOS ALHEIOS; MAS SE PADECE COMO CRISTÃO, NÃO SE ENVERGONHE, ANTES GLORIFIQUE A DEUS NESTE NOME ( IPd. 4:15-16).

Os sofrimentos que passamos nos identificam com o Mestre, que nos deixou um grande exemplo para seguirmos nos dias da provação. Não somos melhores que Jesus.  " SE VOCÊS SUPORTAREM SOFRIMENTOS INJUSTOS, SABENDO QUE ESTA É A VONTADE DE DEUS, ELE ABENÇOARÁ VOCÊS POR CAUSA DISSO. POIS, SE VOCÊS FAZEM O MAL E SÃO CASTIGADOS, QUAL É O RECONHECIMENTO DE SUPORTAREM COM PACIÊNCIA O CASTIGO? MAS, SE VOCÊS SOFREM POR TEREM FEITO O BEM E SUPORTAM ESSE SOFRIMENTO COM PACIÊNCIA, DEUS OS ABENÇOARÁ POR CAUSA DISSO, POIS FOI PARA ISSO QUE ELE VOS CHAMOU. O PRÓPRIO CRISTO SOFREU POR VOCÊS E DEIXOU O EXEMPLO, PARA QUE SIGAM OS SEUS PASSOS. ELE NÃO COMETEU NENHUM PECADO, E NUNCA DISSE UMA SÓ MENTIRA. QUANDO FOI INSULTADO, NÃO RESPONDEU COM INSULTO. QUANDO SOFREU, NÃO AMEAÇOU, MAS PÔS A SUA ESPERANÇA EM DEUS, O JUSTO JUIZ".

Os vários sofrimentos na vida, não podem desvanecer nossa fé e esperança, pois há propósito de Deus em tudo (I Pd. 1:19). Nisso eu creio e por isso vós escrevo. Porque estou vivendo e suportando em amor, pois sei que o meu Deus é FIEL!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

LOUVOR PELA JUSTIÇA DE DEUS!

Ó Senhor Deus, eu te louvarei de todo coração e contarei todas as coisas maravilhosas que tens feito; Quando aparecem os meus inimigos fogem, eles caem e morrem. Tu és um juíz justo e, sentado no seu trono, fizeste justiça, julgando a meu favor; Tu condenaste os pagãos e destruístes os maus; eles nunca mais serão lembrado. Deus governa o mundo com justiça e julga os povos de acordo com o que é direito; o Senhor é um abrigo para os que são perseguidos; Ele os protege em tempos de aflição Deus lembra dos que são perseguidos; Ele não esquece os seus gemidos e castiga aqueles que os tratam com violência.
Ò Senhor Deus tem compaixão de mim! Vê como me fazem sofrer os que me odeiam. Livra-me da morte a fim de que eu na presença de todo povo, possa me levantar para anunciar o motivo por que te louvo e dizer que sou feliz porque me salvaste da morte; Os pagãos cairam na cova que fizeram; foram apanhados na armadilha que eles mesmos armaram. O Senhor se torna conhecido por causa dos seus julgamentos justos, e os maus caem nas suas próprias armadilhas. Vem, ó Senhor, e não deixes que os seres humanos te desafiem! Põe os povos pagãos diante de ti e julga-os. Faze, ó Senhor Deus, com que sintam medo! Que eles fiquem sabendo que são simples criaturas mortais!
                                                                          REFLEXÃO:

No Salmo 9, o salmista faz quatro declarações de louvor ao Senhor. Primeiro, ele diz "Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas" (v.1). Em seguida, em "ti quero alegrar-me e exultar e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo" (v.2). Depois, "cantem louvores ao Senhor que reina em Sião; proclamem entre as nações os seus feitos" (v.11). Por fim, ele declara "para que, junto às portas da cidade de Sião, eu cante louvores a ti e ali exulte em tua salvação" (v.14).

É mesmo um lindo salmo, com dois aspectos essenciais que devem marcar qualquer atitude de louvor.

O primeiro aspecto tem a ver com o fato de o salmista louvar a Deus pelo que Ele é. Veja as declarações que Deus é eterno (v.7), é rei (v.7,11), é juiz (v.8,16) e inspira confiança (v.10). São atributos que impôs à alma daquele homem o desejo ardente de louvar, de cantar as maravilhas do Senhor.

Não menos importante, no segundo aspecto, o salmista louva a Deus pelo que Ele realiza. O salmista reconhece os feitos de Deus em dois níveis: pessoal e coletivo. No nível pessoal, louva a Deus, pois o Senhor defende o seu direito e a sua causa (v.4); destroi os inimigos (v.3); é refúgio para os oprimidos (v.9); não abandona aqueles que o buscam (v.10b); pede conta do sangue derramado (v.12); vê o sofrimento que os outros lhe afligem (v.13).

No nível coletivo, o salmista percebe um Deus que repreende as nações (v.5); que arrasa o inimigo totalmente (v.6); julga o mundo com justiça (v.8); derrama sobre as nações as armadilhas que elas mesmas preparam (v.15); não esquece os pobres, nem frustra a esperança dos necessitados (v.18); domina sobre todo o poder humano (v.19, 20).

Não devemos esquecer que independente de Deus fazer qualquer coisa para nós, Ele é Deus e merece nosso louvor. Num mundo cristão em que a barganha passou a ser uma marca essencial na relação entre Senhor e servo, as pessoas estão comumente referindo-se a Deus apenas pelo que Ele faz.

Mas, um nível superior de louvor acontece quanto está em jogo não um benefício recebido, mas o reconhecimento da majestade de Deus. A percepção da nossa pequenez ante a grandeza de Deus.

 
Louvar a Deus pelos seus atributos é suplantar a base relacional que está incutida na prática de certas pessoas, baseada somente na troca. Para o salmista os dois aspectos são essenciais. Ele não deixa de reconhecer os feitos de Deus, mas o faz acompanhado de um louvor genuíno de gratidão por aquilo que Deus é. Que seja também nossa prática hoje e sempre. Pois Com Ele, para Ele seja dada toda honra e todo louvor e toda adoração, para sempre, amém!


ESPERANDO PELA JUSTIÇA DE DEUS!
 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ADVOGADO FIEL

A MINHA VITÓRIA TEM SABOR DE MEL, CONFORME DIZ A CANÇÃO DA DAMARIS. ONTEM O SENHOR ME SURPREENDEU MAIS UMA VEZ; A juíza Aline de Almeida Figueredo decretou que:
Considerando a caráter dúplice das ações possessórias defiro a reintegração da ré na posse do imóvel. Expeça-se mandado, nesta ocasisão, o OJA deverá verificar a existência da demolição do imóvel da ré , consoante o a legado a fls. 104/105. Sem prejuízo, especifiquem as provas que pretendem produzir.
Isso significa que eu vou retomar a Casa de Abraão.Louvado seja o nome Senhor!

NESTA MANHÃ O MEU ESPÍRITO LOUVA A DEUS POR ESTA CANÇÃO DA BRUNA CARLA: ADVOGADO FIEL

Não vou me preocupar com as perseguições
Com as pedras que me lançam, Jesus está por perto
Eu posso confiar, eu posso descansar, Jesus está por perto
Meu advogado é o meu Senhor
Ele me defende do acusador
Minha causa entreguei em Suas mãos
Posso descansar o meu coração
Minha audiência ele já marcou
E garantiu de novo que eu serei o vencedor
Meu advogado mora lá no céu
Verdadeiro justo, pra sempre fiel
Advogado fiel, advogado fiel
O meu Jesus é pra mim
Advogado Fiel ...
Advogado fiel, advogado fiel
O meu Jesus é pra mim
Advogado Fiel ...

LOUVADO E GLORIFICADO SEJA O NOME DO MEU SENHOR JESUS. O versículo primeiro do Salmo 125 diz: “Os que confiam no Senhor são como o Monte de Sião, que não se abala, mas permanece firme para sempre”.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CONVERSANDO COM JESUS

ORANDO ( Salmos 17:1-15),


"GUARDA-ME COMO À MENINA DO OLHO, ESCONDE-ME À SOMBRA DAS TUAS ASAS; DOS ÍMPIOS QUE ME OPRIMEM, DOS MEUS INIMIGOS MORTAIS QUE ME ANDAM CERCANDO".

Assim como o coração de Davi, que por muitas vezes escrevia salmos relatando seus sentimentos, suas diversas situações e experiências com Deus e com os homens; por haver encontrado o segredo para ter a verdadeira alegria, vitórias e conquistas...Estou alegre nesta manhã apesar das mais sérias dificuldades.

Toda e qualquer tristeza é temporária, porque é baseada em circunstâncias externas, mas a alegria é duradoura porque decorre da presença de Deus dentro de mim. Á medida que contemplo a presença de Deus diariamente e encontro a satisfação de seguir o meu ministério. A medida que entendo o futuro que ELE planejou para mim, experimento a alegria, pois a verdadeira felicidade é encontrada no amor de Deus e em fazer a sua vontade. Encontro a minha alegria, minha plena felicidade, quando assim como neste momento, me relaciono com Deus de tal modo que nada, nem ninguém mudam o pleno gozo de servir ao SENHOR.  Jamais basearei a minha vida nas circunstâncias, e sim em Deus.

Da mesma maneira que protegemos as pupilas ( “ AS MENINAS”) de nossos olhos, Deus nos protege. Portanto, se experimentamos dificuldades, não devemos concluir que perdemos a proteção de Deus. Ela tem propósitos mais amplos do que evitar a dor; serve, por exemplo para nos tornar servos melhores e fortalecer os que estão fracos vivendo situações semelhantes, mas, sem a mesma fé de que tudo vai mudar!

Devemos ter sempre a certeza de que Deus SEMPRE nos protege quando nos guia em circunstâncias dolorosas, não somente quando nos ajuda escapar delas. Nas sombras das asas do Senhor, estou nesta manhã. Isto simboliza a proteção de Deus. Ele nos guarda da mesma maneira que uma ave protege seus filhotes, cobrindo-os com suas asas. Moisés usou uma metáfora semelhante  em Deuteronômio 32:11.

EU AMO ESSE DEUS, EU AMO JESUS, EU AMO O ESPÍRITO SANTO DE DEUS. ALELUIA!

QUANTO A MIM, CONTEMPLAREI A TUA FACE NA JUSTIÇA; EU ME SATISFAREI DA TUA SEMELHANÇA DEUS, QUANDO ACORDAR ( todos os dias da minha vida...)

 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CONFIANDO EM DEUS


“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”

Salmo 37:5

Neste pequeno versículo está um grande segredo: descansar em Deus. É só observar a sequência dos verbos: entrega, confia e fará.

A entrega vem antes de tudo, porque se não souber entregar suas preocupações a Deus, Ele não poderá resolvê-las, porque Ele quer ver a atitude da entrega e o coração tranquilo.

Depois vem o verbo “confiar”, que é ter fé, esperar, ter confiança, se entregar aos cuidados de alguém, neste caso, de Deus.

Não adianta entregar sem confiar, pois isso o deixará inseguro sobre se o problema será mesmo resolvido, se o milagre será mesmo vivido, e desejará fazer do seu jeito, com suas forças, tirando tudo das mãos de Deus.

Entregar e confiar, só depois disso, Ele fará.

Etapas

Há fases da nossa vida que temos que passar para aprender a entregar, confiar e saber que Ele faz e pode fazer todas as coisas.

Um exemplo é o sofrimento de Davi relatado no livro de 2 Samuel 12:15-25, quando seu filho com Bate-Seba adoeceu. Ele buscou a Deus, jejuou pela vida da criança, mas ela morreu após sete dias.

Será que Deus não ouviu a oração e o clamor de Davi? Ouviu sim, mas Davi demonstrou entrega, confiança e Deus fez o que era melhor. Talvez não para os olhos do rei, que desejou a vida de seu filho, mas os desígnios de Deus para Davi e Bate-Seba eram outros.

Mesmo com este final trágico, Davi demonstra confiança nos caminhos do Senhor, ao dizer que mesmo que ele continuasse o jejum, a vontade de Deus estava acima da dele (2 Samuel 12:22-23).

Logo Davi e Bate-Seba concebem a Salomão que, segundo a Palavra, era amado do Senhor.

Quantas orações, jejuns para se ter uma resposta? Deus fala, mas há poucos ouvidos dispostos a ouvir, porque o ser humano acha que a escolha dele é melhor que a escolha de Deus.

É preciso ter fé para entregar, confiar e vê-Lo realizando o Seu melhor para a sua vida. Tudo é uma questão de deixar o ego de lado e de acreditar que sua vida não é mais sua, e sim de Deus e Ele, como Pai amoroso, sabe exatamente o que é melhor. Basta esperar.

Deus, eu estou esperando uma resposta sua. Sei que sua vontade é boa, perfeita e agradável, por isso que não seja a minha, mas a tua vontade. Amém!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

DEUS AGINDO EM NOSSO FAVOR!

Atos 5:38 Agora vos digo: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque este conselho ou esta obra, caso seja dos homens, se desfará; Atos 5:39 mas, se é de Deus, não podereis derrotá-los; para que não sejais, porventura, achados até combatendo contra Deus

Texto base: 2 CRÔNICAS 20:1-22

Você já enfrentou uma situação em que você simplesmente não sabia o que fazer, e o inimigo parecia cerca-lo, impedindo-o de ver a saída? É exatamente dessa maneira que Josafá, rei de Judá, sentiu-se quando os moabitas e os amonitas vieram contra Judá. Sua primeira reação quando ele ouviu as palavras do mensageiro: “alarmado, Josafá...” (v.3). Não é assim que muitos de nós reagimos quando se vêem contra a parede? Quando perdem o emprego, imediatamente o medo vem, e dizem: “O QUE VOU FAZER AGORA? ONDE VOU ARRUMAR DINHEIRO PARA PAGAR AS CONTAS?”. Ou quando ouve a notícia de uma enfermidade grave na família, um câncer, uma febre alta ou passam por uma cirurgia seria, qual a reação mais comum? MEDO. Mas – Deus seja louvado! Eu creio que estamos vivendo um tempo que uma nova força virá sobre cada um de nós que de alguma forma também estar envolvido na CASA DE ABRAÃO. Sinto a nova unção de Deus sendo derramada, transformando o MEDO em CONFIANÇA. Glória a Deus! Quando essas batalhas forem empreendidas ferozmente ao seu redor, haverá tamanha certeza de que Deus está no controle que, independente das circunstâncias, o medo não o controlará mais, e você será vitorioso! O rei Josafá não sabia COMO enfrentar os inimigos, mas tinha uma estratégia poderosa, que trouxe resultados. Ele sabia onde obter as respostas de que precisava. Ele declarou um jejum entre seu povo e, vindo de todas as cidades de Judá, homens, mulheres e crianças inclusive foram buscar o Senhor. Não devemos ficar privado das vitórias por conta do medo, nem imobilizado que, não tomemos as armas da oração e do jejum, nem de buscar a face do Senhor. Na oração de Josafá, ele reconheceu sua dependência e confiança em Deus (v.12). A batalha de Josafá foi vencida antes que ele fosse ao campo de batalha. O Senhor falou com ele por meio de Jaaziel, afirmando que Ele iria com ele e que eles não teriam se quer de lutar para vencer a peleja. Deus ainda é o mesmo hoje. Ele nunca muda (Ml.3:6) e deseja que tenhamos as mesmas vitórias. Temos de estar dispostos a usar a estratégia de Josafá: oração e jejum. Medite nesta palavra de 2ª Crônicas 20:1-22 nos horários: 6:00- 9:00- 12:00- 15:00 – 18:00- 21:00- 00:00 – e sete vezes ao dia esteja louvando ao Senhor, adorando e levantando um clamor para Ele abrir as portas, tirar os impedimentos restantes para iniciarmos as atividades da Casa de Abraão e promover ações de intervenção à pessoas em vulnerabilidade, usuários de álcool e outras drogas.

SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS?
JESUS NOS AMA!
ORAÇÃO E JEJUM. Faça parte desse movimento; Ore e divulgue para seus amigos.

domingo, 1 de julho de 2012

"Lançando as Redes" -Programa de Voluntariado

“ UMA VIDA NÃO BASTA SER VIVIDA, PRECISA SER SONHADA” MÁRIO QUINTANA. MAS, SONHO QUE SE SONHA SÓ, NÃO É SONHO... JUSTIFICATIVA: Desde a abertura da instituição “Casa de Abrãao”, ocorrida em janeiro de 2010, a direção , não tem recebido apoio junto a sociedade para o restabelecimento das atividades da organização de forma estruturada, devido sua baixa capacidade financeira atual de estabelecer um quadro de RH efetivo e infra-estrutura local. Com interesse de que a instituição venha a ser um centro de referência de atendimento social e pretendendo colaborar com esse momento histórico de grandes desafios da instituição em pleitear recursos municipais, se faz necessário ter sua inscrição no Conselho Regional de Assistência Social ( CRAS), para participar dos editais. Diante disso, realizaremos O Programa de Voluntariado “ Lançando as Redes” que pretende recrutar pessoas, estudantes, profissionais de áreas diversas, através de iniciativas voluntárias as necessidades iniciais da instituição; Que é programar um plano de ação de atividades permanente. OBJETIVO GERAL: Em compatibilidade com a missão atual da instituição, que é fazer da organização uma referência para atendimento à pessoas usuárias de álcool e outras drogas e seus familiares em situação de risco social, o objetivo principal desse programa é viabilizar a realização de atividades recreativas e educacionais com fins de transformação dessas pessoas através dos benefícios do relacionamento humano, do conhecimento e da promoção da saúde pela metodologia Terrapia/ENSP. Estabelecer vínculos com os profissionais para futura efetivação, criando coletivamente a identidade da Casa e seu estatuto interno, para então seu pleno funcionamento. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Realizar de forma lúdica oficinas, dinâmicas de integração de grupo e discipulado para exploração de troca de vivências e a conscientização de cidadania; Estabelecer vínculos familiares e criar um PV ( planejamento de vida) em cada encontro que funcione durante o mês Realizar oficinas de geração de renda para cada participantes e os familiares interessados. Realizar palestras e atividades sócio-educativas pela arte e cultura que garantam a cidadania e acolham as necessidades da família proporcionando a escuta, a troca de experiências e a reflexão sobre as relações parentais, pelo método do programa dos 12 passos; Analisar e encaminhar os casos psicossociais detectados no dia do encontro; as instituições que prestam estes atendimentos; Fornecer assistência básica de saúde e orientação através de palestras com embasamento em educação ambiental e horta como sustentabilidade; Formar parcerias com outras instituições de referência; CATÁLOGO DE OPORTUNIDADES: Serviços gerais – Motorista – Cozinheiro – Aux. Administrativo – Secretária – Contabilidade – RH – Enfermeiro - Téc. em enfermagem – Cons. em Dependência Química – Medico Psiquiátrico – Psicólogo – Psiquianalista – Terapeuta - pedagogo - Nutricionista – Serviço Social - professor educação física – educador – palestrante – Professor EBF- Relações Públicas – Horticultor - CONSTRUINDO GRUPOS: Em meados da década de 30, dois alcoólatras se encontraram para compartilhar seu sofrimento com o álcool. Bill era um corretor da bolsa de N.Y e Bob um médico residente de Ackron, uma pequena cidade no estado de Ohio. Bill estava abstêmio há 6 meses, mas ainda sofria muito com a vontade de beber. Bob se quer havia experimentado a abstinência e vivia refém da obsessão e compulsão do alcoolismo ativo. Após falarem por mais de 5 horas sobre suas realidades, viram que misteriosamente havia desaparecido a vontade de beber que tanto atormentava aqueles homens ( visto que a fissura dura em média por 5 a 20 minutos), impressionados e até intrigados com aquela experiência decidiram se encontrar no dia seguinte para conversar mais um pouco...assim fizeram, e mais uma vez, se viram livres da obsessão pelo álcool. Repetiram os encontros diários por mais algumas semanas quando Bill e Bob desfrutaram além da abstinência do álcool um conforto emocional nunca antes experimentado. Crentes da experiência do que estavam vivendo, decidiram procurar nas ruas e hospitais, outras pessoas que sofriam com o alcoolismo e agora da sua recuperação. Em 1939 Bill um dos Co-fundadores da irmandade dos alcoólatras anônimos escreveu o programa dos 12 passos. Hoje são milhares de grupos espalhados no mundo inteiro, ajudando pessoas a se recuperar do alcoolismo e outras adicções. VOCÊ QUER FAZER PARTE DE UM DESSES GRUPOS?. Junte-se a nós!

domingo, 22 de abril de 2012

"EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS NATURAIS COMO PLANO TERAPÊUTICO COM O ALIMENTO VIVO".

• A “ Alimentação viva” é aquela que valoriza a VITALIDADE de todos os alimentos. Na mesa, o alimento com maior vitalidade é o vegetal no início de seu crescimento e, por isso, as sementes germinadas e brotos constituem as bases da culinária viva. As informações básicas e fundamentais sobre a alimentação viva, são encontradas nos trabalhos da Drª Ann Wigmore, que escreveu vários livros sobre o assunto na década de 80 na Califórnia –EUA. • Segundo ela, as sementes quando germinadas produzem grandes quantidades de enzimas que facilitam o processo digestivo dos alimentos, além de potencializarem a energia vital em seu interior; Também os sucos e os alimentos fermentados são fonte de enzimas digestivas e carregados de energia vital. Seu trabalho foi especialmente dirigido para a cura. • O programa culinário proposto por Ann Wigmore se baseia num conjunto de alimentos que facilitem a digestão, sem processamento pelo fogo e pelo resfriamento, mantendo a energia vital. Incluem vegetais frescos, maduros, orgânicos (quando possível), sementes germinadas e brotadas, desidratados, e fermentados. Analisado e aprovado pela FDA (Food and drugs administration), a dieta ultrapassa em mais de 200% das necessidades nutricionais humanas determinadas pela organização. • No Rio de Janeiro, os trabalhos sobre alimentação viva foram adaptados inicialmente pela professora Ana Branco - Dep. de artes design da PUC. E foram ampliados posteriormente pela Drª Maria Luiza Branco Nogueira da Silva, médica do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria – ENSP/Fiocruz, que criou em 1997 o Projeto Terrapia. O Terrapia iniciou suas atividades tendo como objetivo o estímulo às mudanças de hábitos de vida, através de práticas de auto-cuidado. Diferente da Drª Ann Wigmore, o conhecimento foi aplicado a um experimento prático de promoção da saúde numa unidade de atenção básica. Aqui a cura deixou de ser o objetivo central e o estímulo à mudanças de hábitos passou a ser o foco. Propõe-se a “desintoxicação” através de alimentos e outros procedimentos provenientes da “ Higiene Natural”. • A Casa de Abraão, com objetivo central de influenciar as pessoas a partir do conhecimento da Criação de Deus, pela pessoa de Jesus Cristo e o Espírito Santo, a uma melhor qualidade de vida, quer ser um centro de referência e informação, integrando educação ambiental, lazer, entretenimento, arte, cultura, saúde e bem estar, agregando valores espirituais e sociais tais como: • RESPONSABILIDADE – Somos responsáveis pela vida, tanto em nossa geração como nas próximas, todos somos co-responsável pela reabilitação um do outro. • INICIATIVA – As mudanças tão almejadas começam em cada indivíduo, temos iniciativas para criar novas culinárias, novas técnicas e métodos terapêuticos. • INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO – Cada parte da sociedade, cada integrante tem a contribuir com o todo, portanto, incluiremos o alimento vivo como prática na promoção da saúde, integrando o secular com a espiritualidade, segundo os princípios Bíblicos. • DIVERSIDADE – Todos nos originamos da mesma matrix, mas cada um tem sua própria identidade, portanto, a flexibilidade contribuirá na formação da Casa. REFLEXÃO: • Mais sábios que os homens são os pássaros. Enfrentam as tempestades noturnas, tombam de seus ninhos, sofrem perdas, dilaceram suas histórias. “Pela manhã, têm todos os motivos para se entristecer e reclamar, mas cantam agradecendo a Deus por mais um dia”. E nós, portadores de nobres inteligências, o que estamos fazendo com nossas perdas? Os antidepressivos tratam da dor da depressão, mas não curam o sentimento de culpa e nem tratam de angústia e solidão. Os medicamentos atrofiam os sentimentos. Não se consegue pensar, refletir, nem alimentar sua lucidez. Com isso, se deprime mais ainda, pois deixa-se de alimentar e ter contato social. • Uma pessoa que vive na rua torna-se um caminhante sem endereço, pois procura um domicílio dentro de si mesmo para descansar; Um lugar de conforto nos destroços das suas perdas. Nas ruas, essas pessoas encontram miseráveis como ele e se identificam com as suas histórias; Conhecem os incompreendidos, os dilacerados pelas perdas, os mutilados pela culpa, os transtornados pelas psicoses, os que são considerados lixo do sistema. • Muitos que têm endereço certo passam pela existência sem nunca percorrer as avenidas do próprio ser. São forasteiros para si mesmos. Por isso são incapazes de corrigir suas rotas e superar suas loucuras. Para a medicina convencional, remédio é a solução para os loucos, doentes mentais, muitos sob efeito do uso de vários entorpecentes. O maior paradoxo da psiquiatria moderna é que ela usa antidepressivo para tratar o humor triste, mas não sabe como produzir a alegria. • ARGUMENTAÇÃO: • Somos inclinados a acreditar que a população de rua é um assunto de logística, no entanto, eles não são apenas um número à ser “processado”, são pessoas; São pessoas que exalam sentimentos e precisam de cuidados; são pessoas que apesar das suas complexidades, têm suas histórias constituídas de lágrimas, perdas e decepções, e precisam aprender a amar e serem amados, pois o sentimento de rejeição é uma dor inesquecível. • Não queremos substituir as drogas ilícitas, por outras drogas sedativas; queremos utilizar o melhor da criação de Deus para uma vida saudável; pois as pessoas em situação de rua ou qualquer usuário de drogas precisam mais de diálogo do que do remédio. • É deste contexto que queremos fazer o uso da alimentação viva e de todas as práticas naturais, promovidas com a metodologia criada no Terrapia. E reaprender com Deus sobre uma boa qualidade de vida, que nos foi ensinado no início da Sua Criação. • BASE BÍBLICA: • “...EIS QUE VOS TENHO DADO TODAS AS ERVAS QUE PRODUZEM SEMENTE, AS QUAIS SE ACHAM SOBRE A FACE DE TODA A TERRA, BEM COMO TODAS AS ÁRVORES EM QUE HÁ FRUTO QUE DÊ SEMENTE; SER-VOS-ÃO PARA MANTIMENTO” (Genesis 1:29). • CONVIVÊNCIA PRÁTICA COM A ALIMENTAÇÃO VIVA: • Através de uma oficina prática com o uso do alimento vivo na casa de recuperação Família Ágape, observamos que foi criado um grau de empatia entre os residentes, tornando-os mais bem-humorados, sociáveis e sensíveis. Isso é um salto qualitativo no período da abstinência e rompemos o modelo convencional de uma casa de recuperação. • Nesses dias foram feitas trocas de experiências e conversas, indicando que os pequenos podem aprender com os grandes e os grandes podem permitir-se aprender com os pequenos, pois não há hierarquia no terreno da sabedoria. Foram 03 dias que cultivamos o modelo de formar pensadores, pessoas livres e criativas, que fazem escolhas conscientes de abandonar seus vícios; Que reconhecem que o crescimento e a maturidade espiritual dependem da nossa comunhão e obediência aos mandamentos, fundamentados na Bíblia como alicerce para suas vidas, podendo escolher livremente amar a Deus, acima de todas as coisas... • Através desta culinária, trabalhamos a autoestima, confiança mútua, proporcionando uma constante comunhão; Criamos relacionamento com Deus e um com o outro. Isso é Evangelismo, isso é mudança de vida. O argumento mais aplausível sobre essa metodologia é a própria fé. E a fé é uma incerteza científica. Pois a vida é um ponto de interrogação em cada ser humano, seja ele um intelectual ou iletrado, é uma grande pergunta em busca de uma grande resposta... • RELATÓRIO: • Estive do dia 04 a 07 de abril em uma Casa de recuperação em Paracambi, com 30 internos em tratamento do uso de álcool e outras drogas, e mesmo correndo riscos inimagináveis, foram aplicados diversas atividades lúdicas, utilizando o esporte, discipulado, técnicas Evangelísticas como métodos terapêuticos e usando o alimento vivo como apoio na desintoxicação. • A conclusão é que por essas atividades foram geradas uma abstração sublime que exaltou o universo dos afetos, que rompeu o ciclo da construção exacerbada de pensamentos e ansiedade, pois essas atividades alteraram intensamente as emoções e melhoraram o humor de cada participante. O resultado foi o melhor possível. Dentre aqueles em fase de recuperação, com exceção de 02 pessoas, todos experimentaram o alimento. Dos 08 que se mantiveram 100% comendo apenas alimentos vivos, apenas dois tiveram uma recaída, comendo alimentos cozidos no processo. O que significa que é possível adotar a metodologia da alimentação viva, como plano terapêutico, para Casa de Abraão. • DESPESAS: • Tive uma despesa extra de R$ 547,00; Recebi R$ 220 de oferta e preciso buscar apoio para cobrir esta diferença que paguei no cartão. Segue abaixo a discriminação das despesas: • Compras de sementes, transportes, pedágio, Ceasa, supermercado e outros. Para isso conto com o apoio de cada irmão fazendo voluntariamente uma doação de qualquer valor para complementar a diferença de R$ 327,00 • AGRADECIMENTOS: • Agradeço primeiramente a Deus que de uma forma tão linda, foi misericordioso com a minha vida e pude achar graças diante de cada pessoa que contribuiu com suas ofertas e suas orações, bem como, os pastores e cada interno da casa da Família Ágape. • Pela confiança da minha liderança e reconhecimento de Deus em minha vida. • Agradeço a Deus por ter enviado a Vanezza com os seus conhecimentos acadêmicos e experiências espirituais, contribuído bastante em cada atividade. • Textos extraídos e adaptados do site do Terrapia: http://www.ensp.fiocruz.br/terrapia/ e do Livro “ O Futuro da Humanidade”- Augusto Cury .

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

VISÃO DE ÓTICA

Um novo se apresenta com ele um novo ciclo, novas perspectivas, esperanças renovadas. Mas, para qualquer empreendimento de êxito, em todos os campos da vida, é necessário estar “bem consigo mesmo”. Firmes em nossos propósitos e sobre tudo, firmados e comprometidos com Deus, pois é o primeiro passo que gere a felicidade.
2012 é somente mais um ano no calendário, nova agenda é comprada, novos compromissos são assumidos... Assim sendo, as orientações levadas ao crivo de nossa razão e bem aplicadas no dia – dia e no novo ano, certamente irão melhorar nossa comunhão com Deus e produzir um bem-estar melhor; Certamente nos dará força interior para irmos à busca de nossas realizações sem deixar as responsabilidades para o ano seguinte; sem deixar nossos sonhos inacabados. Neste início de ano, faça uma reflexão sobre erros e acertos do ano passado... E promova passar mais tempo com o Senhor, tendo uma visão semelhante a do profeta de Isaías.Se alguma coisa não estiver bem em sua vida atente para a vida deste homem e sua visão de ótica:
“ No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu manto enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam” ( Is. 6:1-2)
Os olhos de Isaías permaneceram abertos para uma visão celestial do Senhor; Antes do capítulo 6, Isaías vê um quadro caótico, depois no capítulo 6, este mesmo homem vê Deus, assentado sobre um alto e sublime trono, os serafins clamando uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos... Isto foi na época em que ele estava prestes a iniciar seu ministério como um dos grandes profetas de Israel. Quando Isaías viu o Senhor e ouviu o Serafim, tudo em que pôde pensar foi no quanto o Senhor era Santo; e ele indigno.
“Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos”( Is. 6:5).
Depois que o Serafim preparou Isaías para seu futuro ministério, o Senhor então o comissionou:
“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. ¶ Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis”(Is.6:8-9)
Isaías primeiro disse: “ Não dá”; o Serafim redargüiu: “ pronto!” e Deus finalmente falou: “ vai”. Ele foi preparado para o seu ministério, recebendo o perdão e a pureza de Deus. Agora ele poderia ir em frente...
Quando Isaias viu o caos, ele logo se ofereceu para ir ajudar o povo de Israel “Eis-me aqui, envia-me a mim” – Ele não ficou acompanhado as dificuldades do povo pela internet, pelos noticiários locais, muito menos, ficou sentado no portão ou ligando para os amigos fazendo os comentários por qualquer veículo de comunicação, ele simplesmente disse: “ Envia-me”. Ele não esperou que em culto de missões ouvisse um testemunho ou uma mensagem que mexesse com o seu emocional, e então tomasse uma decisão... Isaias simplesmente disse em tom altissonante: “Eis-me aqui, Senhor, envia-me”....
E, você? vai deixar que esse ano seja mais um ano de promessas para dar um novo rumo na sua vida? Você não precisa esperar ter uma visão espetacular como a de Isaías pra conhecer seu “ propósito especial”. Todos nós fomos, como o profeta, convocados a “IR” com o Evangelho de Jesus Cristo. Se você é um cristão novo, procure uma pessoa íntima sua e conte-lhe sobre sua nova vida em Cristo. Se for cristão há algum tempo, vá até o vizinho mais próximo que ainda não ouviu as boas novas sobre o perdão de pecados pela morte e ressurreição de Cristo; Compartilhe o endereço desse blog na sua lista de e-mails, divulgue esse ministério, fale de Jesus de alguma forma... Você pode ser o instrumento de Deus para ministrar àqueles que serão “os herdeiros da Salvação”. Se envolva em missões; se envolva com missões urbanas, promova a divulgação deste blog e proclame o Reino de Deus.
Se ainda não decidiu entregar a sua vida ao Senhor, esta é uma oportunidade. Lembre-se que existem oportunidades que as vezes são únicas!
JESUS AMA VOCÊ!