Minha Caminhada de Fé – Reflexão sobre Números 13:33
Nem sempre sei explicar o que é ter fé. Às vezes, pergunto-me se realmente a tenho – aquela fé que a Bíblia diz que move montanhas. Mas nesta manhã, algo despertou em mim o desejo de compreender melhor como é que tenho caminhado com Deus. É um processo, cheio de altos e baixos, dúvidas e muitos milagres que me sustentam diariamente, como foi foi ontem e relato nesta manhã do dia 15.
Ontem, durante minha meditação, li Números 13 e o versículo 33 saltou aos meus olhos:
"Éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos; e assim também éramos aos olhos deles."
Fiquei a pensar profundamente neste versículo. Ele fala da visão que os espias tinham de si próprios diante dos desafios. Não foi Deus quem os chamou de pequenos ou incapazes – foram eles mesmos. Esta percepção, à luz da psicologia, faz-me lembrar daquilo que chamamos de baixa autoestima: quando nos vemos inferiores, sem valor, incapazes. E o mais curioso é que muitas vezes, os outros acabam por nos ver da mesma forma que nós nos vemos. Projetamos a nossa insegurança no mundo.
O que é Projeção, segundo a Psicologia? É um processo psicológico, muitas vezes de forma inconsciente, que pode ter um impacto significativo em como vemos o mundo e nos relacionamos com ele.
Os espias viram gigantes, viram obstáculos, e decidiram que eram pequenos demais para enfrentá-los. Mas Josué e Calebe não se deixaram dominar por esse medo. Eles viram os mesmos gigantes, mas acreditaram na promessa de Deus. E foi aí que me identifiquei com eles.
A minha fé, apesar de não parecer sempre firme, tem sido o que me sustenta quando tudo parece impossível. Não ignoro os desafios que tenho à minha frente – abrir uma clínica, resolver a questão de documentos, enfrentar os “gigantes” das operadoras de saúde, das licenças e dos compromissos financeiros que se acumulam. Tudo isso me assusta. Mas escolho me posicionar como Calebe, que declarou com ousadia:
"Vamos subir agora e tomar posse da terra, porque somos perfeitamente capazes de fazer isso." (Números 13:30)
A minha fé é isso: uma escolha. Escolho crer que, mesmo quando tudo parece desmoronar, Deus é maior que os meus problemas. Quando me faltam palavras, vêm à mente versículos, louvores, memórias de momentos em que Deus me sustentou. E sigo em frente.
Oração
Senhor, obrigado por esta Palavra que trouxe alento ao meu coração. Tu sabes como estou, sabes que luto contra gigantes que muitas vezes me fazem duvidar até de mim mesma. Estou a tentar abrir um negócio, mas faltam meios, apoio, respostas. Sinto-me cercada por obstáculos e dívidas. Mas nesta manhã, agarro-me ao Teu manto, como aquela mulher que Te tocou no meio da multidão, e creio que Tu podes operar um milagre. ( Louvor Adoradores 5 GRAÇA)
Pai, em nome de Jesus, peço: faz um milagre na minha vida. Traz o socorro, abre as portas certas, dá-me condições para continuar a lutar. Livra-me desta escravidão de juros, da angústia, da sensação de derrota. Que eu possa testemunhar do Teu poder e da Tua fidelidade, assim como Josué e Calebe o fizeram.
Por amor a Jesus, clamo a Ti. Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário